Gafeventos

Programa Estímulo

Exercícios de suporte ao tratamento ancológico e de outras enfermidades

 

O que é

Trata-se de um programa de exercícios especialmente desenvolvido para pacientes em tratamento oncológico ou que estejam em recuperação por outro tipo de enfermidade, que necessitam desenvolver a força muscular e o condicionamento físico.

O programa foi desenvolvido por especialistas que veem o exercício físico especializado como um instrumento importante para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Por ser totalmente desenvolvido por profissionais especializados, há uma equipe atenta a prestar o cuidado necessário durante a realização dos exercícios.

Indicação

O programa de exercícios é indicado para pacientes em tratamento oncológico ou que sofreram perda de força muscular devida a problemas de saúde, envelhecimento ou sedentarismo.

A indicação, inclusive, estende-se a pacientes que estejam realizando quimioterapia ou radioterapia.

Como funciona

Uma equipe multidisciplinar avalia as condições do paciente, verificando com segurança se os exercícios são indicados, levando em consideração a opinião do médico responsável por seu tratamento.

Após a avaliação inicial, apresenta-se uma proposta de programa personalizado, na qual são informados a frequência, o tipo de exercício, o tempo indicado para tratamento e os profissionais envolvidos para que os melhores resultados sejam alcançados.

A sessão de exercícios tem duração de até 60 minutos e é composta por atividades com aparelhos específicos.

Um programa completo dura 16 semanas, dependendo do estado e da qualidade de resposta do paciente.

Horário disponível para atividades: 08h às 18h00, com a agenda a ser definida em acordo com o interessado.

As aulas poderão ser realizadas de forma individual ou em grupo, com formato a ser definido em acordo com a equipe. Mesmo nas atividades em grupo, a individualidade e as necessidades específicas de cada caso serão respeitadas.

O programa de exercícios físicos poderá ocorrer mesmo quando o paciente já pratica outras atividades, como pilates, hidroginástica ou yoga.

Benefícios

Tratamentos severos, em sua maioria, debilitam os pacientes e têm grande impacto na perda de força muscular. Sem força, a recuperação é prejudicada e a qualidade de vida afetada. Além de manter o corpo em movimento com exercícios adequados à condição individual, o programa ainda fornece um retorno significativo quanto à evolução do quadro de saúde.

É importante frisar que os limites do paciente são totalmente respeitados.

Importante: uma melhor condição física é um fator que pode influenciar significativamente na melhora do quadro clínico dos pacientes, mas não pode, de forma alguma, ser utilizada como um meio de cura da doença.

Segurança e Confiança

Praticar exercícios físicos com o acompanhamento de profissionais qualificados e experientes faz toda a diferença. Por meio do controle de diversas variáveis, como o tempo de descanso, amplitude de movimentos e nível de sobrecarga, o profissional tem como  manter a segurança e fornecer o estímulo de que seu corpo precisa. Conhecer as diferenças individuais de cada pessoa é essencial para que o profissional possa realizar seu trabalho, motivando o aluno, sempre em busca de uma melhor qualidade de vida.

Formas de pagamento

Para saber sobre as formas de pagamento entre em contato pelo telefone (11) 3549-1000 ou pelo
e-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O que esperamos dos pacientes

·         Uma autorização de seu médico para a realização do programa.

·         O uso de roupas adequadas que priorizem o conforto.

·         Nos casos de saúde mais debilitada, a presença de um acompanhante durante as aulas.

·         Uma alimentação saudável é essencial à saúde.

O paciente pode se alimentar até uma hora antes dos exercícios e logo após sua prática. Os professores estimularão a hidratação durante os exercícios.