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Dicas de Nutrição

 O CT SELF Gym focando sempre no CUIDAR, criou juntamente com nossa nutricionista  Regina Betoni CRN 31205 este espaço com dicas sobre nutrição: 

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR: 

- Comer devagar e mastigar bem os alimentos. 

- Fazer 5 a  6 refeições/ dia. Respeitando os horários. Não pule refeições. 

- Combine os alimentos, procurando não misturar dois tipos de carboidratos na mesma refeição. 

- Começar as refeições preferencialmente com saladas cruas ou frutas. 

- Preferir os óleos vegetais, pois não contém colesterol. 

- Dar preferência as carnes brancas e magras, evitando a pele de frango e peixe. 

- Usar queijos magros (ricota, minas, cotage, requeijão light), leite e iogurtes desnatados. 

- Evitar: banha, toucinho, bacon, manteiga, nata, creme-de-leite, embutidos em geral (estes contém além de gordura, muito sal). 

- Substituir os doces e sobremesas por frutas. 

- Consumo de fibras, ingerindo frutas e verduras cruas, cereais integrais (pão de centeio, arroz integral, aveia, farelos de trigo e aveia). 

- Aumentar a ingestão de líquidos e sucos naturais  (como laranja, acerola, abacaxi, caju, limão, mexerica, morango, pois essa vitamina aumenta a absorção do ferro), água e chás. 

- Oleaginosas : 20 g por dia: 1 punhado  (1 nozes, 1 castanha-pará,2 avelã, 2 pistache, outras sementes). 

- Na última refeição do dia dê preferência à alimentos mais leves. 

- Evite o excesso de sal e principalmente o saleiro de mesa. 

- Reduzir o consumo de mostarda, catchup, maionese, molho de soja, molhos prontos. 

- Leia os rótulos dos alimentos. 

- Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes. 

- Manter atividade física regular.